ENTREVISTA: JMJ – Nova Bassano

4

Na última quinta-feira, tivemos a honra de receber em nosso estúdio, as meninas que participaram da Jornada Mundial da Juventude 2023, que aconteceu em Portugal. Rafaela Pasolini, Laura Cestonaro e Chaiane Marcante representaram Nova Bassano, RS e ao Brasil.

A Jornada Mundial da Juventude foi o maior evento religioso católico que as meninas participaram, porém, teve um início delas na vocação pela religião.

Confira o que cada uma disse:

Chaiane Marcante:

“O início da caminhada foi um pouco antes da JuveS (movimento católico dos jovens de Nova Bassano). Após a Crisma, eu fui catequista por alguns anos, também tive um encontro com o EJA (grupo religioso de jovens católicos na época). Em 2013 eu conheci a JuveS, e hoje sou uma das líderes do movimento”.

Rafaela Pasolini:

“Iniciei em 2013, após a Crisma. Na sequência, entrei para o grupo Esponjas de Jesus e, atualmente, faço parte da JuveS”.

Laura Cestonaro:

“Meu início foi em 2018, participando dos encontros da JuveS, segui no grupo por anos e, hoje, também sou uma das líderes. Atualmente sou catequista da primeira etapa”.

SOBRE A PRINCIPAL EXPERIÊNCIA NA JORNADA

“A Jornada é uma grande vivência. O principal momento foi quando estávamos reunidos no Dia da Via Sacra, e tivemos a honra de encontrar o Papa Francisco. Foi uma realização. Trocar olhares com ele foi muito especial”.

– Chaiane Marcante

“Também foi o encontro com o Papa Francisco. Vivenciar a Jornada Mundial da Juventude não tem explicação. Desafia todos os limites. É estar no meio de milhões de pessoas com o mesmo foco e objetivo. Passar por esses momentos foi de arrepiar”.

-Rafaela Pasolini

“Assim como as meninas, o grande momento foi com o Papa Francisco. É um sentimento emocionante. Não tem explicação”.

-Laura Cestonaro

O PRINCIPAL APRENDIZADO

“Como a Rafa falou, a Jornada é um grande desafio e uma grande realização, tanto pessoal quanto de formação do fortalecimento de nossa caminhada. O Papa Francisco comunga muito o nosso lado da juventude – de acolhida. Foi uma experiência muito intensa, de situações diferentes do nosso cotidiano. E o que fica é a mensagem do Papa: A Igreja é um espaço para todos e nós precisamos se esforçar para que todos estejam nela”.

– Chaiane Marcante

“Foi trabalhar em equipe. Saber ouvir e estar sempre unidos. Onde um ia, todo mundo acompanhava. Era sempre decidido em conjunto”.

-Rafaela Pasolini

“Foi também trabalhar em grupo. A JuveS é uma família. A gente era irmãos e cada um aprendia com o outro. Com certeza, nos divertimos muito e foram momentos inesquecíveis”.

-Laura Cestonaro

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *