A MAIOR ENCHENTE DA HISTÓRIA DE SANTA TEREZA

4

A maior cheia dos últimos 80 anos. Santa Tereza está devastada, assim como outras cidades do Vale do Taquari. Mais da metade da cidade de Santa Tereza ficou submersa, com a subida de cerca de 24 metros do Rio Taquari. Andar em meio aos destroços é muito impactante. Diversas casas foram arrastadas, outras foram levadas em partes, estando com a estrutura comprometida. Mesmo vendo, é difícil imaginar a tristeza destas pessoas. É um vazio. Conversando com algumas que moram lá, em meio a tanta destruição, às perdas gigantescas, percebe-se o sentimento de gratidão por estar vivo. É um esforço muito grande de recuperar o que é possível e começar novamente.

Quem não foi afetado e puder contribuir, neste momento, o mais necessário é a ajuda braçal. É preciso limpar, organizar. Em Santa Tereza, à medida que a energia elétrica é reestabelecida, precisa-se de material elétrico e eletricistas para fazer os testes e as ligações elétricas nas residências.

Na entrada da cidade é realizada uma triagem, para direcionar as pessoas aos locais certos. Muitas doações chegaram no dia de ontem. O que as pessoas mais precisam: velas, produtos de limpeza, colchões, travesseiros, roupas de cama, roupas íntimas, lenços umedecidos, lâmpadas, material elétrico e comidas prontas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *