Nova Bassano amanheceu na última segunda-feira abaixo de água. A Vila Bassanense e o Povoado Zanetti foram os bairros mais atingidos no Município, deixando pessoas ilhadas e com suas casas alagadas. Os primeiros socorros fizeram o atendimento e, com isso, não houve nenhuma morte registrada em Nova Bassano. O Município decretou estado de emergência no dia 05 de setembro.
A Prefeitura Municipal proporcionou um ponto de coleta para doações, que ocorreu e ocorre no Ginásio Municipal Zeferino Zottis. A mobilização da população bassanense foi fantástica, com doações de alimentos, roupas, materiais escolares, utensílios domésticos, colchões…. Um ato de solidariedade que, sem dúvida alguma, mostrou muito do que é o povo bassanense.
O dia 04 de setembro jamais será esquecido em Nova Bassano, um Município que, há alguns meses atrás, estava comemorando o grande evento, que foi a 4° Expo Bassano, agora estava passando, talvez, o pior momento da história da cidade. O dia 04 de setembro também ficará marcado pelo ato solidário da população que, sabe se divertir, é trabalhadora, mas, acima de tudo, acolhe e estica a mão para o outro, que, no momento, está com sérias necessidades.
Duas pessoas que passaram pela dramática situação conversaram com a emissora Rádio Vox FM, e ambas lamentaram o ocorrido, relataram a noite que, muito provavelmente, foi a mais difícil de suas vidas, porém, valorizaram a vida e a saúde. Uma delas, disse que “foi um alívio”, quando os bombeiros chegaram para fazer o resgate. Aliás, ambas das vítimas, afirmaram que agora é a hora de unir forças e recomeçar suas vidas.
O Poder Público se solidarizou com o acontecimento e disponibilizou suas máquinas, para fazer a limpeza da cidade.
As doações, segundo a Defesa Cívil do Município, foram de alto volume, e por isso, além da ajuda aos bassanenses atingidos, foi feita um ponto de coleta, no dia 07 de setembro, na praça municipal, para doações as cidades de Roca Sales, Muçum e Lajeado. É importante lembrar, também, que o Município de Serafina Corrêa disponibilizou marmitas, que foi entregue ao povo atingido pelas enchentes em Nova Bassano. Nova Bassano ajudou e foi ajudado.
O RS está machucado, aconteceu uma tragédia que jamais será esquecida, mas, o povo gaúcho unido e solidário, fortalece o que de mais tem bonito na vida: amor ao próximo.
CONFIRA A PALAVRA DE MÁRCIO CERBARO, DEFESA CÍVIL DE NOVA BASSANO: